segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O Mundo Dos Micróbios

Existem micróbios no ar,na água, no solo,nos mares e no interior dos organismo.Para crescer e se reproduzir,eles precisam de água,alimento,temperatura e umidade adequados.Quanto o gás oxigênio,há micróbios que só se desenvolve na sua ausência;outros,só se desenvolvem na sua presença, e outra,ainda, que são indiferentes a ele,podendo crescer com ou sem esse gás.
Há micróbios que causam doenças das mais variadas formas.São chamados patogénicos e podem ser transmitidos através da água,do ar, dos alimentos, de contato sexual, picadas de insetos etc.
Nosso estudos mostram,todavia,que uma grande variedade de micróbios traz importantes contribuições aos seres vivos.Outros tipos de micróbios se encarregam de transformar os detritos produzidos e acumulados na natureza, pelo ser humano ou por outros fatores, que do contrário constituiriam fontes de poluição e ameaça para o ambiente.
Numerosos medicamentos,foram desenvolvidos a partir de micróbios.A penicilina,por exemplo,o primeiro antibiótico que existiu, foi extraída de um fungo chamado Penicilium.Os antibiócos impedem o desenvolvimento das bactérias patogênicas ,auxiliando o organismo a destruíla-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário