quinta-feira, 7 de julho de 2011

OS ASTECAS, MAIAS E INCAS

Os astecas ou mexicas, nome que eles davam a si próprios,contam o seguinte mito sobre seus primeiros tempos de vida.

Eles viviam no norte da América e, certo dis, por serem um povo andarilho,decidiram deixar Astalán, sua terra natal, e caminhar, visitaram uma águia empoleirada num cacto, que trazia uma cobra presa ao bico e a uma de suas patas. Os sarcedotes astecas consideram aquela águia um sinal dado por seu Deus, Uitzilopochtli , de que era ali que eles deviam se fixar e recomeçar a vida. E foi o que fizeram.

Já para os historiadores, os astecas deixaram o norte da América em busca de terras férteis por volta do século XII. E, depois de uma longa caminhada ,chegaram ao fértil vale do Anahuac, hoje vale do México, e ocuparam as ilhas ocidentais do lago texcoco , pois as outras já eram habitados.
Numa dessas ilhas, no ano de 1325, os astecas ergueram a cidade de Tenochtilán.


OS MAIAS

Os maias viviam na Penisula de yucatan, regiao que corresponde hoje a Guatemala, Honduras,Belize e ao sul do México .
Copán é considerada a mais bela cidade maia.Por sua arquitetura e construçaoes, foi chamadas pelos historiadores de Alexanfria do mundo maia. Os maias eram bons construtores e foram os inventores de um tippo de cimento eficiente, que permitia colar,umas ás outras, as grossas pedras de seus edificios e estradas. Ao lado, vemos uma estela maia.



OS INCAS

Um mito inca diz que os incas tinham origem divina, por isso eram chamados de filhos do sol. Diz também que o império Inca foi fundado por dois personagens lendários,Manco Capac e sua irmã e esposa, mama ocilla.
Sabe- se hoje que, por volta do ano 1400, os incas viviam da agricultura e do pastoreio nas terras altas da cidade peruana do cuzco.Por volta de 1438, esse grupo de língua quichua conquistou a cidade de CUzco e, nas decadas construindo assim o maior imperio indigena da América.O primeiro Sapa Inca(imperador) chamava-se Pachakuti.
Em seu apogeu, o império possuía cerca de milhares de quilo metros de estradas percorridas por corredores a serviço do governo . Estes revezavam-se levando e trazendo imformaçoes e produtos das várias partes do interior para a capital e vicie-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário