um dos maiores problemas da agricultura, não só no sudeste mas em todo o Brasil, é a má distribuição de terras para a produção.
Historicamente, o latifúndio sempre predominou no Brasil e tem aumentado cada vez mais, em consequencia da modernização da agricultura. isso acontece porque os pequenos proprietários acabam vendendo suas terras para os que têm mais condições de comprar máquinas e investir em pesquisas para melhorar a produtividade. a produção agrícola vai sendo dominada por poderosas empresas rurais, as agro indústrias.
Em 1984 foi criado o movimento dos trabalhadores Rurais sem terra (mst). Os membros do MST promovem ocupações de grandes propriedades para pressionar o governo a realizar o que chamam de reforma agrária: redistribuição de terras entre os trabalhadores rurais. (Na verdade, reforma agrária não é apenas redistribuição de terras; implica também crédito e assistência técnica ao produtor, política de preços mínimos, etc.)Numerosos episódios de violência e morte já ocorreram, O MST tem ocupado várias áreas nos estados do sudeste, sobretudo no sudoeste do estado de são paulo, na região conhecida como pontal do paranapanema.
o circuito das frutas (SP)
mais da metade da área coberta pelos municípios do circuito turístico das frutas, no estado de São Paulo, é destinada á fruticultura, tendo como principais produtos a uva, o figo, a goiaba, o caqui, o pêssego e o morango. os municípios que compõem o circuito das frutas são indaiatuba,itatiba, itupeva, jarinu, jundiaí, louceira, morungaba, valinhos e vinhedo.
Dispondo de excelente malha viária de acesso, o circuito possui ainda um calendário de eventos diversificado. mais de 1,5 milhão de pessoas visitam o circuito anualmente. passeios aos parques temáticos e ás propriedades rurais, em cavalgadas, são programas bastante procurados. em meio a todo esse contado com a natureza, o turista pode degustar produtos caseiros como vinho artesanal, queijos, geleias, bolos, sucos ou frutas fresquinhas colhidas na hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário