sexta-feira, 8 de abril de 2011

conjugando

                                   Pessoa e número 

Há três pessoas verbais,que podem estar no singular ou no plural.

1° pessoa -pessoa que fala,emissor.
Ex:eu levo (singular);nós levamos(plural).

2° pessoa -pessoa com quem se fala,receptor.
Ex: tu levas (singular);vós levais (pural).

3° pessoa-pessoa ou coisa da qual se fala.
Ex:ele(a)leva (singular); eles (as) levam (plural).

  Tempo
   Existem três tempos verbai:presente (hoje),
pretérito (ontem) e futuro (amanhã).
   Modo 
   São três os modos verbais.

   Indicativo-chamado modo da realidade,indica um fato certo.
   Ex.:"e estão muito bem."
   
    Subjuntivo-conhacido como modo da irrealidade, expressa um fato incerto.
  Imperativo-indica ordem, pedido ou conselho.
    Ex.:esteja aqui amanhã bem cedo.


    Modo indicativo


    Presente-indica um fato que se realiza no momento em que se fala ou um fato atual, permanente.
ex: eu amo, eu vivo, eu parto.


pretérito- indica algo que ocorreu. subdivide-se em:


prretérito perfeito (fato acabado, concluido).
ex: eu amei,eu vivi, eu parti.


pretérito imperfeito (fato incabado, incompleto).
ex.: eu amara, eu vivera, eu partira.


futuro- indica um fato futuro. subdivide-se em:


futuro do presente(fato a ser realizado após o momento atual).
ex.: eu amarei, eu viverei, eu prtirei.


futuro do pretérito(fato hipotético a ser realizado que depende de um fato passado).
ex.:eu amaria, eu viveria, eu partiria.


fonte: português
6ª  leila lauar sarmento

Nenhum comentário:

Postar um comentário