segunda-feira, 28 de março de 2011

NÚMEROS NEGATIVOS .


Número negativo



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Em matemática, define-se como número negativo todo número real menor que zero, como o −1 e o −3. Os números não-positivos são os números reais que não são positivos, isto é, que são negativos ou zero. Dois números são chamados de números simétricos quando estão à mesma distância do zero, como o −5 e o 5.
Na Física o termo também serve para dar nome às cargas existentes em partículas eletricamente carregadas. A atribuição de carga negativa ao electrão e positiva ao protão é totalmente arbitrária, e tem razões históricas.

História

A primeira referência histórica a números negativos ocorre num livro chinês cuja a forma mais antiga data da Dinastia Han (202 a.C. - 220), mas que pode conter material ainda mais antigo. Neste livro, contadores vermelhos foram usados para representar números positivos, e pretos para números negativos. Curiosamente, este sistema é o oposto da representação atual de números negativos em sistemas bancários, contabilidade e comércio, em que números negativos (dívidas) são representados em vermelho.
O uso de números negativos era conhecido na Índia, e seu papel nos problemas matemáticos que tratavam de dívidas era compreendido . Regras consistentes e corretas para seu uso foram formuladas . A difusão destes conceitos por intermediários árabes levaram-no para a Europa .

fonte : http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=3&ved=0CCkQFjAC&url=http%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FN%25C3%25BAmero_negativo&rct=j&q=numeros%20negativos%20e%20positivos&ei=HL6QTY_bFZLogQfRmN3EDQ&usg=AFQjCNHEh8Yaj_0v3yVGrly7fzJgkgiTBw&sig2=1NSUnoIZqnnKli7xy9pCgw&cad=rja

2 comentários: